top of page
Sem nome (2000 x 590 px) (300 x 150 px) (4)_edited.png

O PROFISSIONAL DO FUTURO

Você já se perguntou por que algumas pessoas conseguem se destacar em qualquer ambiente de trabalho, enquanto outras encontram dificuldades para se adaptar às mudanças?



Eu já passei por algumas mudanças profissionais, talvez duas mais marcantes, a primeira foi para São Paulo, onde sai de Campo Grande, capital do MS e fui para esse mercado intenso, acelerado e caótico, com certeza o que mais me ajudou foi a habilidade de me adaptar e criar novas oportunidades, assim também quando decidi vir morar em Santa Catarina. 

E o que eu percebi com essas mudanças, percebi que não foram de fato as minhas habilidades técnicas que me posicionaram no mercado, foram as minhas habilidades socioemocionais. 


Atendendo mais de 300 empresários nos últimos 2 anos, percebi também algo em comum, aqueles que investem em desenvolver suas habilidades comportamentais, tendem a se sair melhor com as viradas e desafios impostos por esse mercado altamente competitivo e volátil. 

E isso está muito ligado ao nosso mindset, onde podemos ter uma mente aberta e maleável a mudanças ou uma totalmente resistente e fechada.


Não é novidade para ninguém que a tecnologia está mudando o mundo e nos levando para um futuro totalmente novo e desconhecido, nos próximos anos vamos ver muitos dos trabalhos que hoje existem, extintos, mas também vamos ver muitos novos trabalhos nascendo, tudo isso frutos das novas tecnologias e claro, da Inteligência Artificial. 


E isso não é tão no futuro assim, acredito que em 10 anos vamos ver os impactos dessa nova onda que está chegando de mudanças. 

Pesquisadores da Universidade de Oxford, nos Estados Unidos, analisaram as profissões dos trabalhadores da América e chegaram à conclusão de que 47% dessas pessoas têm grandes chances de perderem seus empregos para robôs nos próximos 20 anos.

Na revolução industrial, humanos foram substituído pelas máquinas, acontecendo principalmente com trabalho de baixa qualificação, onde os mais impactados foram os trabalhadores agrícolas, que na época era uma média de 80% dos trabalhadores, dali foram trabalhar nas linhas de montagens, que com o passar do tempo, também foram substituídos por máquinas, onde os trabalhadores tiveram que se realocar novamente. 

E tem aquela frase, “quem sobrevive não é o mais forte, mas sim aquele que se adapta mais rápido.” 

Não sabemos dizer ao certo quais serão as profissões do futuro, mas sabemos que o mundo está mudando insanamente e trazendo muitas incertezas.

E a melhor forma de se preparar para grandes mudanças, com certeza é investir em soft skills, levando em conta que as hard skills estão sendo cada vez mais executadas por software e inteligência artificial. 

E sobre as habilidades do futuro fica cada vez mais claro que não são as técnicas, mas sim as comportamentais, já que as técnicas serão e estão sendo cada vez mais desenvolvidas por IA. 

Aprender como pensar, não em o que pensar é uma grande diferença para lidar com essas mudanças, claro que vamos sim continuar aprendendo e aprimorando as nossas habilidades técnicas, porém o grande diferencial serão as habilidades comportamentais.

Ter uma mente que aceita mudanças, que se adapta e pensa fora da caixa, já é uma exigência para o profissional desse tempo e do futuro. Vamos ter que aprender para sempre, constantemente se atualizando e muitas vezes fluindo em carreiras diferentes ou complementares. 

Vamos viver um ciclo contínuo de aprender, desaprender e reaprender… E quem souber lidar melhor com isso, é o grande profissional do futuro.

É uma grande suposição quando falamos de profissões do futuro, mas com certeza investir em inteligência humana e consciência, é uma excelente forma de se preparar para esse mercado desconhecido e acelerado.

Dizem que em 2045 um único computador será mais inteligente que um humano e inteligência está para resolução de problemas, diferente da consciência que está para o sentir e se isso que irá nos diferenciar da IA, talvez seja nisso que deveríamos nos tornar cada vez melhores.


Como humanidade estamos muito dedicados ao exterior e com toda essa revolução tecnológica, com certeza virá a REVOLUÇÃO INTERIOR, onde o foco será desenvolver a nossa inteligência humana e a nossa consciência. 

Com esse olhar o Fórum Econômico Mundial apresentou 10 principais habilidades essenciais para o profissional do futuro: 


1 - Pensamento crítico

2 - Criatividade

3 - Gestão de pessoas

4 - Resolução de problemas complexos

5 - Coordenação

6 - Inteligência emocional

7 - Capacidade de julgamento e tomada de decisões

8 - Orientação para servir

9 - Negociação

10 - Flexibilidade cognitiva

O profissional do futuro vai sim ter que desenvolver habilidade técnicas e aprimorá-las constantemente, mas aquele que souber e despertar as potencialidade internas, saber se comunicar e gerar conexões humanas, esse será o profissional de sucesso desse futuro nem tão distante. 

E você, está se preparando para desenvolver essas habilidades comportamentais? Está preparado para lidar com tanta mudança? Consegue pensar rápido e se adaptar? 

Softs skills não é uma nova moda, é uma necessidade de sobrevivência, crescimento profissional, saúde e bem-estar. 

Não sei qual o seu objetivo profissional e nem a sua escala de sucesso, mas o que for, comece por você! 

 
 
 
bottom of page